Blog

O que é um Espectrofotómetro?

O que é um Espectrofotómetro?

Os espectrofotómetros são instrumentos de medição de cor usados para capturar e avaliar a cor. Como parte do programa de controle da cor, os proprietários e designers da marca os usam para especificar e comunicar a cor e os fabricantes para monitorar a precisão da cor ao longo da produção.

Os espectrofotómetros podem medir praticamente qualquer coisa, incluindo líquidos, plásticos, papéis, metais e tecidos – e ajudam a garantir que a cor permaneça consistente desde a concepção até a entrega.

A curva de refletância espectral fornecida por um espectrofotômetro é comumente conhecida como a “impressão digital” da cor.

Tipos de espectrofotómetro

Existem três tipos principais de espectrofotómetros. Sua escolha depende da aplicação, funcionalidade e portabilidade desejadas. Os espectrofotómetros estão disponíveis em uma variedade de tamanhos, desde os portáteis até os instrumentos grandes de bancada.

0°/45° (ou 45°/0°)

O espectrofotómetro mais comum é um instrumento que mede a luz refletida em um ângulo fixo em relação à amostra, geralmente 45°, e pode excluir o brilho para replicar mais exatamente como o olho humano vê a cor. Eles são comumente usados para medir a cor em superfícies lisas ou foscas.

De esfera

Instrumentos esféricos conseguem medir a luz refletida em todos os ângulos para calcular a medição de cor mais próxima que o olho humano enxergaria. Eles são comumente usados para medir a cor aplicada a superfícies texturizadas, como tecidos, tapetes e plásticos, bem como superfícies brilhantes ou espelhadas, incluindo tintas metálicas, impressão sobre folha de alumínio e outras superfícies altamente brilhantes.

Multiângulo

Um instrumento multiângulo vê a cor de uma amostra conforme é movido para trás e para frente, como se você torcesse uma amostra para ver a cor em vários ângulos. Os instrumentos multiângulo atuais são usados para pigmentos especialmente revestidos e cores de efeitos especiais com aditivos como mica e perolados, como esmalte de unha e revestimentos automotivos.

Os benefícios de um espectrofotómetro X-Rite

Os espectrofotómetros são usados em todos os setores que requerem cores precisas. Desde embalagens de papelão até sabão em pó, tapetes e pequenas peças de plástico, esses dispositivos ajudam a garantir que a cor produzida corresponda à cor especificada originalmente, todas as vezes, reduzindo o desperdício e economizando tempo e dinheiro.

Nós consideramos a X-Rite um parceiro importante em nossa capacidade de crescer e continuar a exceder as expectativas do cliente. Nossa experiência anterior com a X-Rite e os produtos GretagMacbeth foi excelente, e com o novo Ci7800 não será diferente. É vital ter este instrumento de próxima geração como parte de nossas operações para podermos continuar avançando com nosso negócio fundamental de cores.” — Jim Walsh, diretor técnico da Penn Color

Categorias de espectrofotómetros

Como líder mundial em tendências, ciência e tecnologia de cores, nossa marca oferece uma ampla variedade de soluções que controlam as cores de maneira consistente e precisa, desde o momento da inspiração até a entrega final. Se o que você procura é especificar, comunicar, formular e medir as cores, nós vamos ajudá-lo a acertar de primeira e sempre.

  • Espectrofotómetros portáteis

Resistentes, precisos e confortáveis tanto em suas mãos como em seus bolsos, os dispositivos portáteis da X-Rite medem cores em qualquer área da sua operação. Encontre soluções para uma grande variedade de geometrias e materiais de superfície.

  • Espectrofotómetros de bancada

Os modelos de bancada da X-Rite são a melhor escolha para operações baseadas em laboratório, que exigem o nível mais alto de precisão e controle de cores.


×